sábado, 16 de abril de 2022

16 de abril é Dia Mundial da Voz


A celebração desta data tem como objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. A primeira comemoração deste dia foi feita em 2003.

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas, beber bastante água e praticar exercício físico, não gritar em excesso nem em tom agudo, falar pausadamente, não fumar nem abusar de bebidas gasosas e dormir bem são alguns dos cuidados que ajudam a preservar aquilo que é para muitas profissões o seu instrumento de trabalho.

Morgan FreemanElvis PresleyAretha FranklinNat King ColeFreddy Mercury e Frank Sinatra são alguns nomes cujas vozes ficaram imortalizadas nas suas formas de cantar. Só para identificar alguns exemplos.

Alterações na voz, tosse frequente, mudanças no timbre ou dificuldade de colocação, assim como rouquidão frequente são alguns sinais de alerta a que deve ficar atento.

Esteja atento, também, à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Matéria vinculada à Internet 

https://www.vozdaplanicie.pt/index.php/noticias/16-de-abril-e-dia-mundial-da-voz


Nenhum comentário:

Postar um comentário